O país

Forma de governo: república parlamentar
Capital: Budapeste
Território: 93 030 km2
População: 9 855 571
Moeda: forint (HUF)
Idioma oficial: húngaro

Datas nacionais:

15 de março: Aniversário da revolução e luta pela independência de 1848/49

20 de agosto: Dia de Santo Estevão, primeiro rei da Hungria; comemoração da fundação do estado húngaro

23 de outubro: Aniversário da Revolução de 1956

Hino

Os prêmios Nobel húngaros

 Nobel de Química de 2004 – Avram Hershko, um bioquímico israelense, nascido na Hungria, juntamente com Aaron Ciechanover e Irwin Rose, foram laureados, pela descoberta da degradação das proteínas através da ubiquitin.

Nobel de Literatura de 2002 – Imre Kertész foi galardoado “por escrita que confirma a frágil experiência do indivíduo face à arbitrariedade bárbara da história”, sua obra mais conhecida é “Sem destino” (Sorstalanság).

Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 – O economista húngaro, John Charles Harsanyi, foi homenageado por suas contribuições para o estudo da teoria dos jogos e sua aplicação à economia, especificamente para o desenvolvimento da análise altamente inovadora de jogos de informação incompleta, os chamados jogos bayesianos. Também fez contribuições importantes para o uso da teoria dos jogos e raciocínio econômico em filosofia política e moral, bem como contribuir para o estudo da seleção de equilíbrio.

Nobel de Química de 1994 – O químico húngaro naturalizado estadunidense, George Andrew Olah, foi premiado por sugerir o termo carbocátion para designar qualquer espécie catiônica do carbono. Os carbocátions têm deficiência de elétrons, com apenas 4 elétrons na camada de valência e, por causa disto, são ácidos de Lewis. Eles reagem rapidamente com as bases de Lewis, sendo denominados eletrófilos.

Nobel de Física de 1971 – O Engenheiro Eletricista e inventor húngaro-britânico, Dennis Gabor, conhecido pela invenção e aperfeiçoamento da holografia.

Nobel de Física de 1963 – Eugene Paul Wigner foi laureado por contribuições para a teoria do núcleo atômico e partículas elementares, particularmente pela descoberta e aplicações dos princípios fundamentais de simetria.

Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1961 – Georg von Békésy foi galardoado por suas pesquisas sobre a função da cóclea no órgão auditivo dos mamíferos.

Nobel de Química de 1943 – O físico-químico húngaro, George Charles de Hevesy , teve sua notoriedade ao ajudar no desenvolvimento dos chamados “traçadores radioativos”, utilizados para estudar processos químicos, como exemplo o metabolismo dos animais.

Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1937 – O fisiologista húngaro, Albert von Szent-Györgyi Nagyrápolt, foi homenageado por descobrir e documentar a vitamina C como catalisador.

Hungarikum
Hungarikum é um termo coletivo que indica um valor digno de distinção e destaque dentro de um sistema unificado de qualificação, classificação e registro e que representa o alto desempenho do povo húngaro graças ao seu atributo tipicamente húngaro, singularidade, especialidade e qualidade.
http://www.hungarikum.hu/en

Sobre o estado húngaro
http://www.kormany.hu/en/hungary

Maiores condados urbanos:
Debrecen (203 506 habitantes)
Szeged (162 593 habitantes)
Miskolc (159 554 habitantes)
Pécs (145 985 habitantes)
Győr (129 372 habitantes)

Hungria é membro em várias organizações internacionais: ONU, OECD, OMC, OTAN, FMI, UE (desde 2004; Espaço Schengen: desde 2007)

Diferente do Brasil que é dividido em estados e liderados por seus governantes, na Hungria existem 19 condados além da capital, Budapeste.

Pouco a pouco vamos publicando alguns desses lugares fascinantes e cheio de histórias, que vai despertar em você o desejo de conhecer pessoalmente.

 

Condados Urbanos
Tihany

 

 

Siga-nos

Conhece alguém que tem interesse em conhecer a Hungria? Então compartilhe.

Mais populares